sábado, 28 de setembro de 2013

Eric Kayser

Pequeno-almoço no Chiado!
Para mim não há melhor forma de começar o fim-de-semana do que presentear-me com um pequeno-almoço fora...quando a cama não o permite este poderá ser substituído por um brunch. Este fim-de-semana a cama permitiu e consegui chegar antes das 11h para apanhar o menu pequeno-almoço da Eric Kayser!
Em pleno Chiado, na rua do Carmo, encontra-se a Eric Kaiser uma das primeiras padarias francesas a abrir em Lisboa. Sendo a padaria do Chiado a segunda loja desta cadeia.
Devo confessar que não morro de amores pela pastelaria francesa propriamente dita, os bolinhos "très jolie, très petit" a que se associa o preço avantajado. Penso que estará relacionado com o facto de termos uma pastelaria portuguesa muito rica e recomendável, a um óptimo preço – e se considerarmos o Norte então, a variedade e abundância da pastelaria é fenomenal! Então o que me leva à minha peregrinação até à Kayser?! É o pão Senhores, é o pão! A maravilhosa baguete francesa, estaladiça, densa e saborosa, servida com compota Mateus à escolha – que a minha é só uma, Framboesa, e manteiga mimosa. Para beber do menu fazem parte o sumo de laranja natural e uma bebida quente à escolha. Um galão quentinho com espuma de comer à colher enquanto vejo a chuva cair do outro lado dos grandes vidros voltados à rua mais percorrida da cidade. Para finalizar, outra das minhas perdições francesas, le croissant ou pain au chocolat, nunca os comi como aqui, feitos de mil e uma camadas, soltas, fofas e nada gordurosas – fica a foto como provavelmente da descrita fofura.
Para quem se atrasar há sempre a possibilidade do brunch que acresce ao menu anterior ovos mexidos com tomate confitado, simples, com presunto ou com salmão. O segredo está no tomate confitado e claro na baguete que os acompanha.
Todo este manjar de uma simplicidade divinal é desfrutado num espaço luminoso e clean que complementa a traça antiga do espaço – janelas de caixilharia de madeira pintadas de branco e ombreiras de pedra, escadaria de madeira ampla, pés-direito alto, chão em tábua corrida; com elementos modernos e neutros onde abundam as madeiras e os tons branco e verde água. Resultando num espaço muito confortável e convidativo nos dias de Outono como o de hoje. No Verão, há também uma esplanada perfeita para observar a vida fervilhante da cidade passar por nós, enquanto lambemos um gelado artesanal da Artisani (que já há um tempo faz parte da minha lista de coisas a experimentar).
A novidade é que a Kayser agora também serve almoços!
P.S.: Já que estão numa padaria não deixem de aproveitar para levar pãozinho para casa. O favorito?! O pão de cereais grande para cortar às fatias e fazer umas estaladiços torradas. Ou então o pão de chouriço, pão de azeitona e pão de açafrão e nozes, óptimos para o lanche ou para apresentar como entrada quando tiverem visitas para o jantar, com a certeza de que as vão impressionar!

Ideal para: pequeno-almoço e lanche
Com: sole ou avec convivants
Comes & bebes: baguetes e pães variados, croissants e pain au chocolat
Coordenadas: Chiado (ou Amoreiras)
Budget: 6€ menu pequeno-almoço / 9€ menu brunch

Eric Kayser

Rua do Carmo, nº 70
1200-094 Lisboa
211927894
contacto.erickayser@gmail.com

horário: Segunda a Domingo das 7h30 às 20h30

2 comentários:

  1. Ola Joana,

    Obviamente não te posso deixar dizer que a pastelaria francesa "très petit, très joli" não vale a portuguesa >>> LOL !

    Infelizmente no Eric Kayser a escolha esta bastante reduzida, pois claro acho que a verdadeira escolha do E.Kayser é o pão, mesmo cá em França, e confesso que não é o sitio onde compro a pastelaria, apesar de não a achar nada de mà qualidade, o que merece a atenção, na minha opinião no Kayser é a "tarte de alperce com pedaços de pistácios " "Tarte de limão com Framboesa e sem" " Tartelette de Morangos"
    Mas... por memoria a pastelaria das terras francas é considerada como a melhor do Mundo, sim, sim ;)
    Gostei de ler o teu post, e de ver que não estavas insensível, ao sabor "inimitável" dos verdadeiros "Croissants" (crescentes ) e dos ''pains au chocolat" e claro das "baguettes". Ai sem duvida, sei que sabes determinar o que é bom :)

    Por isso lembrei de te mandar talvez experimentar um espaço "La boulangerie by Steph" rua da Madalena, outra Padaria francesa, que eu ainda não consegui experimentar, dizem muitas vezes que o acolho é frio, mas dizem que o que se come là talvez merece um acolho fresquinho.
    Se passares por là, gostaria de ter a tua opinião. Beijinhos e continua a me encantar com os teus posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Precilia, muito obrigada pelo teu comentário, deixaste-me cheia de curiosidade com as tartes :) da próxima vez que lá passar vou experimentar!
      Em relação à Boulangerie by Stef, fui lá uma vez mal abriu. Acho o espaço lindíssimo e a localização muito interessante. No entanto, tal como disseste o acolhimento/atendimento foi um pouco desatento, e devo confessar que acabei por não lá voltar. Mas o pain au chocolat era muito bom! Vou aceitar o teu desafio e experimentar novamente, porque as casas também levam o seu tempo a engrenar e pode estar muito mais acolhedora agora...depois conto-te tudo cá no blog! Beijinhos*

      Eliminar