terça-feira, 1 de outubro de 2013

Osteria - Cucina di Amici

Uma tasquinha italiana nas ruas estreitas de Lisboa...

Quando ouvi falar de uma tasquinha italiana em Lisboa que serve comida típica italiana que não as conhecidas pastas e pizzas, veio-me logo à ideia a minha visita à Trattoria Mario em Florença. Uma pequena tasca de menus escritos à mão em italiano, onde a regra dita que não se servem bifes bem passados nem ketchup. Como adorei esta experiência! Um atendimento simpático e familiar, o convívio com os outros casais de italianos com quem partilhámos a mesa ( dois tunos de casais que partilharam connosco a pequena mesa que noutro qualquer restaurante serviria apenas para uma cabeça de casal), e finalmente a excepção que a senhora da casa nos fez ao servir duas meias doses para resolver a nossa indecisão quanto ao que provar. A comida de la mamma, melhor não poderia ser.
Depois desta experiência a expectativa era muita.
Encontrei uma pequena casa também familiar e simpática. As paredes pintadas de verde azeitona cobertas de posters e fotografias vintage remetendo para Itália, as mesas da avó e as cadeiras desaparceiradas típicas destes novos espaços que resultam em ambientes caseiros e descontraídos. Os pratos de esmalte cuidadosamente desencontrados. O ambiente é preenchido pelo som do convívio vivaço e alegre, lembrando a sua prima portuguesa: a Taberna Ideal.
Apesar do espaço ser pequeno, estejam descansados que não há o risco de terem de partilhar uma mesa de dois por quatro.
Somos recebidos com sangria de frutos vermelhos e focaccia (oferta da casa), e assim depois de um brinde de boas-vindas e de ouvirmos as regras da casa que nos incitam à partilha dos pratos – desculpa perfeita para regar a refeição de muita conversa; podemos mergulhar no menu. Temos as entradas, os fritos, os cozinhados na frigideira e os cozinhados na panela. Resolvemos experimentar um de cada, até porque sendo dois, fomos aconselhados a pedir 3 pratos – a porção chave é o prato e meio por pessoa.
Assim começámos por um frango de escabeche de tempero cítrico fora do comum, delicioso e surpreendente, foi servido frito e acompanhado de salada acompanhado de sala da verdes. Com o franguinho veio também a nossa sangria de vinho branco e laranja. O próximo prato a chegar foram as almôndegas de beringela, que de almôndegas tinham pouco para o Zé tuga, lembrando mais uns belissímos croquetes. Chegaram à mesa ainda quentes acompanhados de focaccia com tomate picado e salada de verdes. Esladiços por fora, cremosos por dentro, combinação de sabores intensa e divinal, ficou por adivinhar os ingredientes secretos que os compunham, beringela e parmesão certamente. Finalizámos com uma lasagna de pão, tomate e courgete, cobertíssimamde parmesão...já imaginaram uma lasagna crocante?
Ficaram por provar as sobremesas que ficarão para uma próxima visita. Da carta constavam o bolo de chocolate, a tarte de mascaropone e a tarte de pêra, devo confessar que custou deixar passar a tarte de pêra. Mas o Nespresso deu o miminho final.
Adoro a sensação de encontrar sítios assim, que me convencem à primeira garfada! Sítios de uma cozinha excelente e surpreendente, descontraídos e acolhedores pelo ambiente e pela simpatia de quem atende, e o melhor dos dois mundos, com preços que nos permitem voltar sempre que o desejo aperta.
Voltarei em breve, pois não foi desta que conheci a anfitriã Chiara.

Ideal para: jantar, petiscar
Com: quem quiser
Comes & bebes: petiscos italianos (não há massas nem pizzas)
Mood: convívio, partilhar
Coordenadas: Santos / Madragoa
Budget: 15€ por pessoa

Osteria - Cucina di Amici
Rua das Madres, nº 52-54
1200 Lisboa
213960584
www.osteria.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário