terça-feira, 17 de setembro de 2013

Casa Independente

E o seu tigre de estimação!

Já estava na minha lista há uns tempos, até já seguia a página do facebook (que normalmente uso como agenda cultural e de eventos afins), mas uma inércia andava a atrasar a minha visita...até que agarrei na morada vi que não era longe e o out jazz no Martim Moniz foi a desculpa perfeita...Vamos jantar ao Intendente!

Vi um Intendente renovado, uma praça bonita e apelativa. E ali, numa das casas da praça, sem que nada o indicasse, lá estava a independente.
Depois de atravessarmos o tabuleiro de xadrez, dirigimo-nos à ancestral escadaria de pé direito alto e madeiras rangedeiras, que nos eleva à suprema sabedoria "Mais Amor Por favor" e ao 1º andar. Dá a sensação de estarmos a invadir a casa de outrem. Do corredor da entrada vemos mesmo em frente uma pequena sala de estar, espreito e continuo a explorar – esquerda ou direita?, volto à direita seguindo o ruído. Surge uma segunda sala, desta vez de jantar pois estão aqui o balcão e a cozinha cujos cheiros emanados convidam imediatamente ao tão português hábito de dar ao dente...A sala é ampla e movimentada, e abre-se sobre a verdadeira pérola: o pátio/jardim da casa! Repleto de trepadeiras e arbustos, ponteado de luzinhas desaparceiradas, está recheado de recantos de personalidades próprias: recantos serenos de iluminação reduzida convidando ao retiro e privacidade; recantos extrovertidos, iluminados e de mesas longas para serem partilhadas. O ambiente é de bosque encantado, como ainda não tinha encontrado em Lisboa. Tivemos de abandonar o bosque e regressar à casa invadida pois éramos muitos – tal como se quer à Sexta-Feira, e mesa não havia.
Escolhemos ao balcão algumas das opções listadas na parede-lousa: húmus de entrada, umas tibornas de cogumelos, rúcula e ovo estrelado, wraps de salmão, hamburgueres e vinho branco a regar tudo.
Eu experimentei os primeiros três. Adorei o húmus com um toque picante invulgar acompanhado de pão torrado ainda quentinho. Dos pratos devo destacar os wraps de salmão crocantes! É verdade, no interior dos crepes para além do salmão esconde-se o crocante segredo, o pepino! E como não poderia faltar, o queijo creme para ligar tudo. A salada de tomate cherry, rúcula e outros verdes bem temperados, contrabalançava os sabores intensos do crepe.
A refeição fez-se numa terceira e última sala, a sala do selvagem tigre. Sala ampla, a mais ampla de todas, com duas ou três mesas grandes, e uma cadeira de dentista. A decoração faz-se de espelhos, ramos de flores, lustres, aparadores e armários de casa da avó. Aquando do final da refeição esta sala transforma-se numa selvagem festa, na noite em que fomos teria a presença de um VJ.
Nós abandonámos mais cedo a casa, em busca de sobremesa que aqui já havia terminado...Atravessámos a praça até a'O das Joanas em busca de algo para adocicar o espírito.
Certamente para voltar a invadir em muitas tardes e muitas noites! Fiquei fascinada! Adoro associações culturais que promovem programações diversas e criam espaços que convidam ao convívio e ao simples estar...

Ideal para: jantar, lanchar, brunch
Com: só ou com quem quiser
Comes & bebes: petiscos, hamburgueres, pratos leves
Mood: alternativa, bosque encantado, festa
Coordenadas: Intende
Budget: low

Casa Independente
Largo Intendente 45
1100-285 Lisboa
218875143
Info@casaindependente.com
www.casaindependente.com
facebook
horário: (cozinha) 3ª a Sábado das 11h às 23h / (salão/galeria) 3ª & 5ª das 11h às 00h; 6ª & Sábado das 11h às 02h

Sem comentários:

Enviar um comentário