quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pastelaria Versailles

Por vezes tanto corremos atrás das novidades da cidade que acabamos por negligenciar os clássicos intemporais que já viram passar geração atrás de geração. Sítios estes que generosamente nos proporcionam uma viagem no tempo ao sabor das mais diversas iguarias. Assim, hoje trago-vos o primeiro de uma série de clássicos: a Pastelaria Versailles.
Não há nada como começar o fim de semana como um Rei ou uma Rainha. E assim foi a manhã de Sábado, no meu coche me dirigi à Pastelaria Versailles. Pela porta envidraçada somos transportados a um salão de tectos altos trabalhados iluminados por brilhantes lustres, de um lado o extenso balcão exibe 1001 delícias cuidadosamente alinhadas e iluminadas a transpirar frescura. Do lado oposto estão os eternos frescos e espelhos que dão ao espaço o sentimento de exclusividade.
As mesas estão postas com as toalhas bordô imaculadamente estendidas e pires de açúcares distribuídos. O exército de empregados está reunido ao final do balcão, de camisa branca e colete a combinar com as toalhas das mesas, preparam-se para uma manhã que movimentada será certamente.


Recebe-nos um Sr de bigodes sorridentes, sorriso esse que enuncia por si só todas as palavras de boas-vindas. Vão ser os 2 galões de máquina, um croissant misto e um croissant de creme. Num piscar de olhos chega o pedido acompanhado de um par de talheres, também estes transportando-nos para hábitos de outrora.
Deliciamo-nos. Saímos ainda antes do frenesim de pires, chávenas e cafés – que produz o som tão característico de um café português, ter começado. Antes de vermos diversas gerações partilharem a mesma mesa. Antes dos velhotes que tomam o café ao balcão. Antes de lermos o jornal demoradamente e observarmos o frenesim de pessoas passar por nós. Antes de ouvirmos histórias de como estes e outros sítios eram usados antigamente como locais de estudo e tertúlia pelos jovens intelectuais...
Fica para uma próxima pois daqui somos clientes fiéis.
Pedimos por fim a conta que é apresentada num prato de metal, onde por magia se esconde o troco certo, que surge mal pousamos os nossos tostões.


Ideal para: pequeno-almoço de fim-de-semana
Com: só ou acompanhado
Comes & bebes: pastelaria típica, croissant nas suas variantes, biscoitos russos maravilhosos
Mood: tradicional, viajar no tempo, amazing places
Coordenadas: Saldanha
Budget: 5€ (croissant misto + galão)


Pastelaria Versailles
Avenida da República nº15 A
1050 Lisboa
213546340
versailles.lda@sapo.pt

horário: Segunda a Domingo das 7h30 às 22h00

Sem comentários:

Enviar um comentário