sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cantina das Freiras

Um Santo almoço!

Poderia começar com a bela expressão "um jardim à beira mar plantado", mas neste caso o mais apropriado será um terraço à beira rio plantado. Assim é a Cantina das Freiras um dos mais bem guardados segredos do Chiado.
Chegamos à Travessa do Ferragial, procuramos o número 1 – desconfio que seja o único número desta pequena rua, e subimos um vão de escadas, outro se seguiu, e outro ainda,...quando o fôlego começa a faltar, ouve-se o tilintar de talheres e vozes abafadas. Chegámos! Olhamos para o menu, e hoje não há sardinhas porque não é Quarta-feira. Vamos para a fila e avaliamos o aspecto das três opções de hoje. "Para os croquetes têm de esperar um bocadinho que estão a fritar", assim fizemos. Servidos os croquetes com arroz de cenoura e salada, eu acrescento-lhe um gaspacho, e a minha gémea de nome escolhe a gelatina. Temos assim os menus completos, pegamos no tabuleiro (não fosse estarmos nós numa cantina) e dirigimo-nos à principal atracção: o terraço!


Definitivamente vale a pena esperar por um lugar ao sol! Quando encontrámos o nosso começaram as fotos em redor. De um lado vemos a ponte e o Cristo Príncipe (que o Rei está no Brasil), os incansáveis cacilheiros dão movimento à paisagem digna de um postal. Por entre telhados, casas e casinhas, encontramos também casonas...quais jardins privados à beira rio plantados, jardins tais que permitem pequenas fontes, árvores e imensos arbustos e trepadeiras em flor que trazem o verde à cidade. Brincamos ao "se me saísse o euromilhões..." e escolhemos qual a casa que compraríamos, desfrutamos dos minutos de sonho que este jogo nos proporciona e que justificam por si só o investimento semanal.
A fome aperta, é hora de nos dedicarmos à arte do garfo! O gaspacho estava óptimo e os adicionais croutons, pimentos e cebolas picados, que o simpático rapaz da caixa sugeriu, deram-lhe uma textura especial. Os croquetes caseiríssimos, bem como o arroz de cenoura, concorrência ao nível dos cozinhados da minha avó, e todos nós sabemos que não há melhor cozinheira do que a avó.


Já noutras visitas experimentei os rissóis de peixe, que também são de não deixar escapar. O rapaz italiano ao nosso lado escolheu o bacalhau dourado que deliciosamente dourado parecia.
Esta Cantina está entre os meus sítios favoritos, pelo atendimento honestamente simpático, pela simplicidade do espaço, pela óptima comida caseira, e obviamente, pelo esplendoroso terraço um autêntico retiro em plena urbe!
Infelizmente, apenas está aberta de Segunda a Sexta à hora de almoço o que exige uma escapadinha rápida até à baixa em pleno dia de trabalho...o que torna a experiência ainda mais recompensante.
Podem ver mais fotos no blog da outra Joana.

Ideal para: escapada de almoço
Com: só ou acompanhado
Comes & bebes: comida portuguesa, caseira
Mood: esplanada, terraço, fotossíntese, vista para o Rio
Coordenadas: Chiado (perto do Tágide, Story Tailors)
Budget: 7,5€


Cantina das Freiras
Travessa do Ferragial nº 1
1200-184 Lisboa
213 240 910

horário: de Segunda a Sexta das 11h30 às 15h00

Sem comentários:

Enviar um comentário