terça-feira, 27 de agosto de 2013

Natraj

O indiano cor-de-rosa (ou será pesseguinho?!)

Mesmo antes de ir à Índia, sempre associei este país a cores exuberantes combinadas anarquicamente em espírito festivo em constante celebração de um dos 1001 deuses que os bilões de indianos tanto amam.
Muita cor, cores fortes, sempre que possível complementadas com dourados, luzes e luzinhas, enaltecendo cada mini-altar, e claro, tudo ao ritmo das músicas e danças intermináveis de Bollywood...é assim que o Natraj traz um pouco da sua Índia a Lisboa.
As paredes são cor-de-rosa (se bem que há quem diga que sejam pesseguinho) a combinar com os guardanapos, milimetricamente dobrados que decoram os pratos, e com as camisas dos sorridentes empregados. O espaço é aproveitado ao centímetro não permitindo grandes manobras, e ainda assim, em cada recanto esconde-se um deus, um altar, uma recordação...


Enquanto damos umas trincas na "bolacha" estaladiça de lentilhas, e os noviços se estreiam nos sabores dos diversos molhos, percorremos o menu. Deve ultrapassar os duzentos pratos, mas não vale a pena fixar o número porque aqui os pratos pedem-se pelo nome. Assim pediu-se: chamuças de frango e vegetarianas, e naan de alho como entrada. Eu prefiro as chamuças vegetarianas bem estaladiças e tão quentes que é preciso abri-las e esperar um pouco, para depois o outro calor começar, mas desta vez o do picante...Para os menos aventureiros do pica-pica as de frango serão a melhor opção.
Seguiu-se o borrego com espinafres, o chicken tikka massala e o chicken mango, acompanhados de arroz simples ou com cominhos. A mesa encheu-se de cores: verde, vermelho e laranja, sabores e cheiros, um autêntico festim para os sentidos! Em termos de grau de picante ficamo-nos pelo "pouco" ou "médio". Para cortar o pico o ideal são os lassi (batidos de iogurte) típicos da Índia, dos quais o mais refrescante é o lassi salgado, apesar de parecer estranho garanto que é uma delícia! Como amantes de Baco que somos, optámos por um JP fresquíssimo.


Outros favoritos a considerar: chicken madras (o caril do Sul da Índia); green curry (caril de hortelã); almôndegas vegetarianas com molho de cajú; chicken chilly (para os mais corajosos);...
Aconselho vivamente a não deixar o espaço sem uma sobremesa. Aqui os gelados são caseiros, cremosos e perfeitos para partilhar a acompanhar o café, pois vêm cortados aos cubinhos. Nós dividimos um de manga e um de pistácio.
Boa viagem!

Ideal para: jantar no Oriente
Com: a dois ou aos molhos
Comes & bebes: comida indiana, vegetariano
Mood: feeling pink, viagem ao Oriente, convívio, ambiente familiar
Coordenadas: Rato
Budget: 15€


Natraj
Rua do Sol ao Rato, nº 50-52
1250-263 Lisboa
213880630
natraj5star@yahoo.com
www.restaurantenatraj.com

horário: todos os dias das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h30

Sem comentários:

Enviar um comentário