sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Estrela da Bica

Disseram-me um dia que tinha aberto um restaurante na Bica que tinha como menu 3 pratos apenas: um de carne, um de peixe e um vegetariano. Que era muito bom e barato, que dava para ir lá jantar quase todos os dias...

Ao fundo da rua da Bica, numa porta que à primeira vista indicaria uma garagem, encontra-se um dos meus restaurantes mais amados, o Estrela da Bica.
Aqui a comida é caseira e o ambiente caseiro é. Uma coleção de cadeiras e mesas de diversas nações convidam-nos a sentar à luz da chávena de café para desfrutarmos de um puro festival de sabores...Mas antes disso o olhar divaga pelo espaço prendendo-se nos diversos detalhes que o compõem, viajamos pelo mapa de cortiça, depois pelos mapas retalhados com percursos de aviões traçados, segue-se o mapa majestoso de outras gerações, as fotos de pessoas dessas gerações, garrafas, flores, balanças, luzinhas... E aterramos finalmente o olhar no quadro onde se lêem as entradas do dia, seguindo-se os quadros da tiborna e do dim sum do dia e para terminar o principal quadro com os manjares principais também eles.


Relativamente ao número de pratos tinha razão a minha amiga vizinha, não são muitos, uns dias 2, outros 3 e já chegaram mesmo a haver 5! Vegetarianos não se assustem, que o prato veggy é entrada obrigatória neste quadro.
Há também a opção de tapear, entre as entradas do dia e um conjunto de entradas e petiscos fixos do menu.

Normalmente, vou para o tradicional manjar completo, começando por um entrada partilhada. Os dim sum de camarão são divinais com o toque invulgar de especiarias e gengibre, o húmus vem acompanhado de palitos torrados e fantástico é, também já experimentei os mexilhões Thai, o queijo de cabra panado com sementes acompanhado de mousse de pimentos e folhas de rúcula...não tenho uma entrada favorita, todas elas muito bem confeccionadas e com combinações de sabores extraordinárias.
Segue-se o prato principal. Cachaço de porco com puré de batata doce, trouxa de bacalhau, hamburgueres de grão, brick de alheira e grelos, rolinhos de frango recheados,...foram alguns dos pratos que já comi por aqui entre tantos outros de que já perdi a conta. Na última visita optei pelos cogumelos portobelo com pesto de tomate seco acompanhados de arroz (que se não me falha a memória seria de frutos secos) e legumes salteados – gosto tanto de pratos em que os vegetais não são esquecidos e são cuidadosamente cozinhados e integrados com os restantes companheiros de prato!


A sobremesa é sempre um ponto alto da refeição, com a sua capacidade de nos elevar ao divino...Este é um dos sítios que nos proporciona tal ascensão! Recordo-me de ter assistido a um dos nossos compinchas amantes do bom prato, ausentar-se para uma outra dimensão só dele e da sua mousse dupla – não fiquem os caros leitores preocupados, pois aquando da última colherada ele regressou à conversa e vida dos comuns mortais. Aconselho definitivamente o Crumble de pêra com pepitas de chocolate (e todos os outros crumbles), o vaso de morangos e o bolo de chocolate com frutos vermelhos e nata que podem ver na foto...Apenas digo hummm...

Curiosos? Podem sempre ver mais algumas fotos no blog de uma amiga e companheira de garfo. Ainda assim nada como experimentar.

A reserva é obrigatória, havendo dois turnos possíveis o das 8h e o das 10h.


Ideal para: todos os dias
Com: quem quiser
Comes & bebes: comida do mundo reinventada e vegetariano
Mood: loud and social
Coordenadas: Bica
Budget: 15€


Estrela da Bica
Travessa do Cabral 33
1200-075 Lisboa
213 473 310

horário: Segunda a Domingo das 16h30 às 23h00

1 comentário: