domingo, 20 de outubro de 2013

pois, café

Partilhar uma mesa e um livro.

O pois é um café austríaco em plena Alfama que nos faz sentir turistas na nossa própria cidade, tal o ambiente cosmopolita que aqui se vive.
Uma janela com os seus seis metros de altura, dá uma antevisão do espaço aos mais curiosos. Que assim que espreitam se veêm inevitalmente intrometidos na mesa privilegiada dos curiosos de dentro que veêm a vida passar lá fora.
A entrada faz-se por duas portadas verdes de dimensões também elas exageradas, que nos dias mais frescos estão por norma fechadas, dando ainda mais a sensação de estarmos a entrar num lugar privado. Entramos num amplo espaço de típicas arcadas de pedra lisboetas, onde se dispõem diversas mesas de todos os tamanhos, cadeiras, poltronas e sofás, até mesmo um sofá namoradeira onde a mesa é tão simplesmente um tabuleiro de pernas – que associo aos pequenos-almoços servidos na cama tão comuns nos filmes, tão raros na vida real. Todo o espaço está rodeado por uma contínua fila de livros, iluminados aqui e ali por candeeiros de pé...estes livros pertencem a todos e não pertencem a ninguém, são livros do mundo, do mundo do book crossing, e que dada a variedadede visitantes que por aqui param naturalmente também as línguas dos livros se foram diversificando. Um verdadeiro ambiente cosmopolita, cruzamento de culturas, percursos e conversas. Sim, conversas, porque aqui não se pergunta se há mesa disponível, mas antes se há lugar para mais dois ou quantos forem, e assim, as mesas, os recantos e os sofás vão sendo partilhados até não sobrar lugar nenhum. Os sorrisos cruzam-se, as conversas cruzam-se e aqui o mundo fica reduzido a um bairro global, um café global.

A palavra de ordem é o conforto, o bem estar, se não for fã de livros poderá sempre optar por um jornal ou uma revista, e se a idade ainda o permitir pode aqui encontrar alguns companheiros, as simpáticas galinhas de peluche.
A acrescentar a um ambiente fantástico, felizmente também a comida é maravilhosa. Nesta última visita comi uma tosta LAX, os ingredientes eram tantos que tive de tomar nota, aqui vão: manteiga de ervas, rábano, salmão fumado, queijo creme, cebola roxa e aneto, com salada. Soa bem, não soa? Mas soube ainda melhor! O meu colega de paladares optou por uma quiche de salmão fumado e alho francês, uma combinação que estranhei mas que ao provar a dita cuja fiquei totalmente convencida. Para beber uma imperial Super Bock a borbulhar de vida e uma limonada austríaca, a bebida da casa uma limonada a que é acrescentado um xarope de frutos vermelhos. Refrescante!

Para sobremesa há toda uma vitrine de bolos caseiros fresquíssimos e deliciosos...Eu pedi o bolo Russo que ficou para sempre na minha memória onde guardo os chamados doces inesquecíveis. Ora então o bolo russo é um bolo de queijo (e não cheesecake) com chocolate e um trave a laranja. Que embora possa parecer estranho na nossa típica cozinha, posso garantir que é transcendente! Especialmente quando acompanhado com chantilly. Aconselho a partilhar ;)

Os estrangeiros não deixam esta pérola escapar, espero que o post ajude mais portugueses a encontrar este tesouro de alfama.

Ideal para: lanches, brunches e almoços leves de fim-de-semana
Com: quem te calhar na mesa
Comes & bebes: refeições leves, tostas, saladas, quiches e fantásticos bolos caseiros
Coordenadas: Alfama/Sé
Budget: tosta LAX 7,60€

pois, café
Rua São João da Praça, nº 93-95
1100-521 Lisboa
218862497
pois@poiscafe.com
www.poiscafe.com
facebook

horário: terça a domingo das 11h às 22h

1 comentário: