quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Le Petit Bistro

Ou chez Pascal!

Tal como o nome indica é um pequeno restaurante francês. Um peculiar restaurante francês de ambiente caseiro e acolhedor, ambiente que faz lembrar uma sala de estar de um amigo. E como qualquer em qualquer casa, aqui também se conhecem os vizinhos e as histórias de bairro.
A sala é de uma decoração retro confortável e descontraída, com pormenores de bom gosto, mas como em casa, e não exagerada ou demasiadamente cuidada como normalmente se vê nos restaurantes. Um ou dois quadros pendurados na parede, um espelho longo alonga a sala, uma parede um lousa onde se rabisca a giz os diversos petiscos, um cadeirão e um sofá ocupam a posição central da sala. E depois, a luz ténue, o conforto, a atmosfera familiar, que inspiram à tertúlia e ao convívio. E as duas grandes portas que se abrem ao bairro, estendendo-se pelo passeio uma pequena e reservada esplanada. E o bairro entra em nós, com os miúdos que ansiosamente descem das suas casas para ir dar um xutos na bola no meio da rua, a avó que fica a ver os netos – que são netos do bairro e não dela, brincar, o Mickey que vem curioso cumprimentar os novos clientes, e disse-me uma vez o Pascal enquanto vivia o seu cigarro, que com sorte poderíamos ainda ver o Rolls Roice do vizinho passar...O Pascal, é o simpático anfitrião desta casa, sempre disponível para dois dedos de conversa, e sem dúvida o responsável pelo fantástico ambiente do Le Petit Bistro.

A acrescentar ao óptimo ambiente, no Le Petit Bistro encontrei a minha Happy Hour favorita de Lisboa. É uma happy hour não de bebida, mas de petiscada, composta por uma tábua de enchidos, queijos e pastas variadas, com bom pão e bem regada.
Da fabulosa tábua de petiscos fazem parte quatro pastas para barrar variando consoante o dia: o maravilhoso húmus, o guloso queijo creme com cebolinho, a tapenade de azeitonas ou de chouriço – uma pausa para mais um golinho de vinho tinto, o patê de porco, e para finalizar, a novidade da casa, o surpreendente húmus de tremoço (só adivinhei no final da refeição). Sendo que se acrescenta uma quinta pasta em jeito de bruscheta: tomate fresco picado com alho e ervas.
A tábua fica completa com uma seleção de queijos e enchidos, onde o brie e o saucisson sec são presença obrigatória, e um cestinho de pães variados de onde sempre faz parte o pão negro tão raro por estas bandas.
Os copos também não ficam vazios, do menu happy hour constam: uma garrafa de vinho ou dois cocktails ou seis cervejas. Tudo isto por um fantástico preço de 13,50€. Podemos sempre negociar com o Pascal um upgrade do vinho, eu costumo escolher um Marquês de Borba tinto, que se reflecte obviamente na satisfação e no preço.
Adoro esta hora feliz pelo facto de cultivar, entre nós portugueses, o hábito do copo e petisco de final da tarde! A saída directamente da mesa da escritório para a mesa da esplanada, o aproveitar do lusco-fusco com um brinde entre amigos e um sorriso na cara...
Para além da happy hour, há também diversos pratos franceses, saladas e wraps.Em jeito de menu temos os brunches ao fim-de-semana e o slunch (um lanche ajantarado) ao domingo. Não deixem de provar a fabulosa tarde francesa de maçã!

Até à próxima Pascal! Até à próxima Mickey!

Ideal para: petisco, jantar, brunch ou slunch
Com: só ou em companhia.
Comes & bebes: petiscos, refeições leves e cozinha francesa
Mood: tertúlia, convívio, relaxar, ver a vida passar
Coordenadas: Bica
Budget: 13,50€ happy hour

Le Petit Bistro
Rua do Almada nº29-31
1200-021 Lisboa
213461376
mail@le-petit-bistro.pt
www.le-petit-bistro.pt
facebook

horário: terça a domingo das 19h à 0h / sábados e domingos também abre à tarde das 13h às 16h

2 comentários:

  1. Sou uma seguidora do teu Blog, e devo confessar que fico sempre com agua na boca com as tuas descrições aprofundadas dos locais. Logo eu que sou um " bom Garfo ",que gosto de acompanhar com um copo de vinho.
    Parabéns Joana, pela maneira apaixonante que nos das a conhecer a tua Cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LurdeLinhas! Muito obrigada :) fiquei mesmo lisonjeada com o comentário

      Eliminar