terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Pizzaria do Bairro

Pizza ao corte

O meu primeiro contacto com a pizza al taglio foi em Roma. Estudante e de pocket demasiado curto para o money, este tipo de pizzarias foram a minha salvação, de tal forma que quase me tornei uma degustadora profissional...confesso não ter sido grande o sacrifício, a parte mais dura era escolher entre tantos tabuleiros, repletos de combinações desconhecidas ao palato luso, emanando um quente odor enebriante, que uma vez escolhidas escaldavam nas caixas de cartão enquanto lutava para não ficar presa por entre os fios de mozzarella que me tentavam deter...

Finalmente encontro em Lisboa uma pizzaria que me volta a dar luta ;)

Os toldos pretos sobre a parede tijolo anunciam um acolhedor espaço. Que no interior é ainda mais acolhedor do que se previa, cabem apenas duas pessoas sentadas ao calor dos fornos a conversar com o simpático anfitrião que parece já conhecer os fregueses de longa data, apesar das portas ainda agora terem aberto.

Os tabuleiros alinham-se, pizzas com combinações deliciosas de ingredientes, umas mais familiares ao palato luso outras menos. Escolho a pizza de courgete, beringela e abóbora com ricotta, já o rapaz que me acompanha pede sabores mais consistentes: pepperoni, cogumelos e mais um enchido de que não me recordo. As pizzas são aquecidas por breves instantes e servidas em grandes pratos de barro. Hummm...massa fofa e estaladiça nos topos, uma base de tomate suculenta e todos ingredientes de excelente qualidade...era para ser uma fatia, mas lá acabei por pedir uma segunda ronda, desta vez a pizza de chouriço e pimentos. Pelo menos umas quatro opções ficaram por provar.

 

O horário é muito simpático dando flexibilidade aos estranhos horários praticados ao fim-de-semana, como almoços à hora do lanche...Também é simpático para os noctívagos que percorrem o Cais do Sodré famintos pela madrugada, e que têm uma happy hour das 23h às 2h, em que na compra de uma pizza há a oferta de uma cerveja para os mais resistentes, ou uma cola ou água para quem ruma a casa.

Para quem respeita as horas convencionais, existem várias possibilidades de menu desde 3€. Desde a fatia de pizza portuguesa com o copo de vinho Mateus rosé, às duas fatias e bebida, ou mesmo uma pizza redonda para take away com garrafa de vinho a acompanhar.

 

Só ficaram mesmo a faltar os suppli e as olive ascolane para matar as saudades da comida das ruas de Roma.

 

Ideal para: petiscar fora de horas a ver o Tejo & take away

Com: todos e mais alguns, o jardim móvel é o limite

Comes & bebes: pizza

Mood: street food

Coordenadas: Cais do Sodré

Budget: menu a partir de 3€

 

Pizzaria do Bairro

Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, nº 18

1200-450 Lisboa

218066584

info@pizzariadobairro.com.pt

http://pizzariadobairro.com.pt

facebook

 

horário: Domingo a Quarta das 11h às 21h30 / Quinta a Sábado das 11h às 02h

 

2 comentários:

  1. Nhamiii!

    Um local a visitar!

    Desconhecia! Obrigada por nos falares nele :))

    Beatriz,
    http://thingsilovefotoreportagem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar