segunda-feira, 25 de novembro de 2013

The Decadente

E o meu pecaminoso brunch dos Domingos....

Adoro o conceito de brunch, enquadra-se perfeitamente na minha filosofia de fim-de-semana. Fim-de-semana é liberdade. Liberdade de horários, liberdade de vontades, liberdade de rotinas preconcebidas...

Tenho a sorte de viver numa cidade em que há uma vasta oferta de brunches, para todos os gostos e feitios.

Eu divido os brunches em dois tipos: o brunch "pequeno-almoço reforçado" e o brunch "almoço alancharado". O primeiro prima pela diversidade de pães e bolinhos, já o segundo aproxima-se mais de uma refeição robusta. E há fins-de-semana para os dois, e vários brunches favoritos que se enquadram numa e noutra categorias.

O The Decadente é o meu brunch predilecto na categoria "almoço alancharado" certamente pela qualidade de tudo o que é servido, mas também pelo espectacular espaço e pelo preço apetecível.

O The Decadente é o restaurante do hostel The Independente, localizado num dos antigos palacetes do miradouro São Pedro de Alcântara. O espaço é único, a começar pela grandiosa entrada de chão xadrez original onde se abre uma majestosa escadaria. A decoração é uma mistura de vintage retro com peças modernas. Entrando pelo bar, mapas antigos de diversos continentes ou países preenchem as paredes relembrando que o espaço é dedicado aos novos descobridores. Para além dos mapas, outra parede reveste-se de madeiras reutilizadas, há o bar, a televisão onde frequentemente passa a bola e uma pequena mesa. A ideia é agarrar na bebida e seguir para o lounge, onde os sofás, poltronas e cadeiras, agrupadas em pequenos grupos, a salamandra, os relógios de parede e revistas espalhadas pelas mesas, nos fazem sentir em casa. Na continuidade da sala de estar encontra-se o restaurante. Sala moderna de janelas de madeira grandes abrindo-se sobre o pátio. Cadeiras em pele de costuras grossas e pernas de ferro finas, loiceiros pendurados nas paredes, latas antigas coloridas com flores a decoram as mesas...e no fundo a balança de merceeiro. Lindíssimo.

Para além do espaço, a atmosfera do hostel faz toda a diferença. É dos poucos hostéis – se não o único, a convidarem não-hóspedes a frequentar o seu espaço. E ainda é frequente apanhar-se um concerto no pátio. Na passada Primavera albergou o evento "Ainda não é Segunda-feira" com concertos todos os Domingos à tarde, onde o pátio se enchia e o pessoal variava entre os scones com chá ou os hamburgueres com imperiais.


O brunch.

Aqui o brunch só há aos Domingos, das 12h às 16h sendo a reserva obrigatória para quem pretenda chegar depois das 12h.

Também o brunch é inovador. Composto por um menu à escolha e um buffet, onde estão incluídos o café e os sumos. Começando pelo menu, existem 3 opções que variam sazonalmente. O Nórdico com tártaro de salmão, beringela grelhada, tomate assado, salada e ovo. O Vegetariano semelhante ao nórdico sendo o salmão substituído por cogumelos. E o meu favorito e quase pecaminoso... O Americano com salsicha fresca, bacon, ovo, batatas com paprika e o ponto alto: a panqueca com doce.

Para além do prato há toda uma mesa de buffet, com salada, massa de beringela e courgete, sopa de ervilhas (Divinal!), focaccia, pães, queijo, fiambre, cereais, salada de fruta e dois ou três tipos de bolos... espero não me ter esquecido de nada! As bebidas da mesa estão incluídas, são elas o café, leite, sumo de laranja, limonada e água aromatizada.

Efectivamente até hoje não consegui encontrar nenhum brunch com tão boa relação qualidade/preço.

Para quem não quiser esperar pelo próximo Domingo pode sempre ir almoçar ou jantar ao Decadente. Eu vou fazer isso mesmo e prometo mais fotos deliciosas, pois no Domingo perguiçoso a máquina ficou em casa.

 

Ideal para: brunches e jantares de amigos

Com: mochila às costas

Comes & bebes: comida típica portuguesa reinventada

Mood: convívio, viagem, estar, concertos

Coordenadas: Miradouro São Pedro de Alcântara

Budget: brunch 14€

 

The Decadente

Rua de São Pedro de Alcântara, nº81

1250-258 Lisboa

213461381

geral@thedecadente.pt

www.thedecadente.pt

facebook

 

Sem comentários:

Enviar um comentário