quarta-feira, 31 de julho de 2013

Simplesmente Pizza Bar

Hoje trago-vos um clássico, um dos primeiros sítios de que me tornei fã e cliente regular desde que cá cheguei. 

Para mim, quando se fala em pizza há dois sítios obrigatórios em Lisboa: O Simplesmente e o Casanova (que ficará para um post futuro certamente). O primeiro quando apetece um conceito inovador de pizza e o segundo quando nos apetece voltar ao conforto dos sabores eternamente tradicionais.

O Simplesmente encontra-se plantado por entre ruas e ruelas do nosso tão típico Bairro Alto, sendo portanto o primeiro desafio encontrá-lo. Conselho de alguém que ja experienciou andar perdida até à exaustão em busca deste restaurante: levem a morada convosco!
Encontrada! A pequena e acolhedora pizzaria, de paredes laranja com variadas imagens a preto&branco ilustrando o país de origem do que aqui nos trás: as pizzas. Convém reservar, e se possível pedir para ficar na mesa à janela, onde podemos observar a vida do bairro passar; para além de nos candidatarmos a um fino de graça caso nos tenhamos de levantar para troca do barril – os barris são a base dos bancos nesta mesa.

Aqui o conceito é partilhar, não há fatias, nem talheres, nem "a minha pizza" – até porque a dimensão da mesa não permite várias pizzas em simultâneo. As pizzas chegam por ordem aleatória partidas em pequenos quadrados, sendo a ferramenta a utilizar os palitos que se distribuem pela sua superfície. Estimulando o convívio constante durante o jantar proporcionado pela partilha de um mesmo prato e pelo espectáculo de malabarismo que consiste tentar segurar os pequenos pedaços fugidios.


As pizzas são de massa finíssima de pontas estaladiças, especialidade do pizzaolo paquistanês. Os ingredientes são os mais diversos, não respeitando a regra italiana do máximo de 3 ingredientes. Alguns deles cozinhados antes de serem colocados na pizza, como é o caso da pizza Beringela em que a beringela é fatiada em finas rodelas que são fritas antes de irem ao forno, ou da pizza de chouriço com pimentos assados...hummm

Nestes últimos três anos já tive a oportunidade de percorrer quase todo o menu, de onde destaco:
Suprema - bacon & espargos
Farinheira - farinheira & frango
Bróculos - bróculos e catupiri - uma das favoritas até para os menos crentes
Firenze - principal ingrediente o alho francês
Eleganza - ricotta, tomate fresco, cebola, hortelã

...todas as pizzas são boas! É daqueles sítios onde podemos arriscar com a confiança de não falhar ;)

Nesta última visita eu e o meu comparsa pedimos um pão de alho com catupiri e uma pizza meia-meia de Firenze e Eleganza com uma salada mista. A acompanhar um belo fino, dos melhores que já vi tirar em Lisboa!... Experiência Simplesmente divinal, como sempre!

A Mónica e o Castelo estão de parabéns pela casa que criaram com óptimo ambiente e certamente com umas das melhores pizzas da cidade. Casa esta que celebrou este fim-de-semana 3 aninhos de existência. Simplesmente Parabéns!


Ideal para: everyday
Com: a dois ou em grupo (até 20 pessoas, mais o espaço não permite)
Comes & bebes: pizza
Mood: every mood from relax to party
Coordenadas: Bairro Alto
Budget: 10€ por pessoa (pizza partilhada)


Simplesmente Pizza Bar
Rua da Atalaia nº 108 
Bairro Alto, Lisboa
Simplesmentepizzabar@hotmail.com

horário: Seg-Ter 19h00 às 00h00 / Qui-Dom 19h00 às 02h00


3 comentários:

  1. Também já lá estive e adorei.
    A descrição do ambiente e das pizzas é perfeito.

    ResponderEliminar
  2. Recomendo este sítio com toda certeza.... Mas também não poderia de ser diferente... Tenho muito orgulho de lá ter trabalhado nos primeiros meses de funcionamento!
    Qualidade superior nos ingredientes...escolhidos com perfeição e muito carinho pelos proprietários! Sempre o melhor!!!
    Pizzas que sabem bem, ótimas de verdade, além de um atendimento amigável e com muita atenção!

    ResponderEliminar