sábado, 27 de julho de 2013

O Talho

Depois de uma semana por terras germânicas, nada como o conforto de uma refeição nacional, com os nossos melhores ingredientes combinados de forma surpreendente e inesperada.

Assim iniciei a minha viagem pela carne n'O Talho.

À entrada recebem-nos os néons vermelhos que escondem um restaurante. Mesmo sem reserva facilmente conseguimos mesa para dois...Aguardámos no talho ao lado de linguiças, hamburgueres, bifes, costeletas e rolos recheados de beringela assada (que fiquei com curiosidade de experimentar). Para os mais preguiçosos ou mais ocupados, além da carne (não fosse estarmos num talho) podem levar também os ingredientes já preparados: do esparregado, às batatas assadas e às obrigatórias batatas pala-pala fritas em azeite. Também encontramos o material necessário para nos tornarmos num autêntico Rei do Churrasco: é o molho de churrasco, é o picante especial da Tunísia, e o kit de carnes propriamente dito...Um sonho para o petisqueiro gourmet. 


A mesa está pronta, podemos avançar para a sala de jantar. A sala é confortável e, apesar do aspecto sofisticado do espaço, o ambiente é descontraído. Tal como gosto! A decoração é composta de um sem-número de peças alinhadas até à infinidade...atrás de mim está uma parede de garrafas de vidro de todas as formas e feitios, constituindo a principal fonte de luz do espaço, ainda há a parede de trituradores de carne, de caixas de vinho, e a própria garrafeira que perfaz a parede-garrafeira.

Começamos pelo cesto de pão, já ele surpreendente nos diversos sabores e texturas que contém – eu roubei os micro pães de queijo todos. Acompanha manteiga caseira e um leve e saboroso paté que nem restou para contar.

Aproxima-se agora o tabuleiro com os Srs Salgadinhos todos alinhados: os croquetes de cozido, os pastéis  de massa tenra,... dos restantes não me recordo pois apenas provei estes. Mornos de recheio suculento, simplesmente deliciosos.

Para o prato principal - não, não escolhi a viagem na carne - optei por uma das 5 opções de pratos principais. O Pato: chamuças de pato acompanhadas com risotto de chouriço e legumes. Já o meu comparsa ficou-se pelo Pho: rosbife oriental acompanhado pelos mais diversos ingredientes dos quais me recordo dos noodles de arroz. Tudo regado a Papa Figos.
Uma mistura de sabores surpreendente, daquelas que nos enchem os sentidos e nos elevam momentaneamente ao Éden. Esta é a beleza dos pequenos prazeres do dia-a-dia...


Para uma próxima visita testarei a secção do menu de Bifes - o do lado tão bom aspecto tinha....sobre a lousã ladeado por um monte desajeitado de batatas caseirissimas e salada. Ou, se houver coragem e barriga para tal, embarcarei pela Viagem na Carne composta por uma degustação de 5 pratos.

Para finalizar foi complicada a escolha entre o Crumble de Banana, o Crème Brulée e o Macaron de Caril...Ajudou-nos o simpático Sr que nos estava a atender, cuja sobremesa preferida era a primeira. E assim veio um pudim de banana, acompanhado por gelado, caramelo e granulado de amendoim. Fantástico!

Certamente para voltar! Ainda ficaram muitos sabores por explorar...

Ideal para: dia especial
Com: a dois ou em grupos pequenos
Comes & bebes: CARNE — do desejo insaciável de bife ao requinte de uma inovadora mistura de sabores
Mood: intimista, feeling special
Coordenadas: São Sebastião da Pedreira (em frente ao El Corte Inglés)
Budget: 30€ por pessoa (com salgadinhos de entrada, sobremesa partilhadas garrafa de vinho)


O Talho
Rua Carlos Testa 1
1050-406 Lisboa
213 154 105
http://otalho.pt/
otalho@otalho.pt

horário: Segunda a Sábado das 10h30 às 00h00



1 comentário:

  1. Concordo plenamente.
    Sitio muito agradável, serviço muito atencioso, e a qualidade uma referencia. Também recomendo esta sugestão. Não vão ficar desapontados.Bons momentos. TX

    ResponderEliminar