segunda-feira, 2 de junho de 2014

Atira-te ao Rio!

 

Voltou finalmente a Primavera como a desejamos, com ares de Verão. A cidade enche-se de luz boa, resplandece no seu melhor. As gentes voltam-se para as esplanadas, para as águas da cidade, o rio, as praias.

Celebrei a chegada dos raios de sol em comunhão com o Tejo...

O ponto de partida foi o Cais do Sodré, o meio de transporte o Cacilheiro, o destino bem como o nome do transporte antecipa: Cacilhas.

Por dois euros e quarenta cêntimos, atravessamos preguiçosamente o largo rio a bordo do tradicional gigante de ferro laranja, temos direito a uma das melhores vistas de Lisboa, e ainda fazemos a rota inversa. Desfrutámos cada minuto dos curtos sete da travessia, vislumbrando a priveligiada vista sobre a cidade, sob o olhar indiferente dos habituais transeuntes face à nossa excitação.


Chegados, demos uma volta pelo centro de Cacilhas. A rua que marca o centro de Cacilhas está amorosamente recuperada, fachadas pintadas, gentes nas ruas, esplanadas estendidas, com direito a música ao vivo e tudo! Todo este cenário envolto pelo maravilhoso cheiro a peixe grelhado no ar... Senti-me feliz por ali regressar!

Seguimos junto ao rio. De um lado os antigos armazéns e fábricas ao abandono. As paredes desbotadas, revelam a sua cor original. Mantém-se os caixilhos enferrujados de velhas vistas para a capital. Enferrujados também os pontões que rasgam o rio, e que agora dão porto de abrigo a pescadores e as suas canas. Aqui e ali, uma brisa a peixe. O cheiro desta terra. Do outro lado sempre resplandecente, Lisboa.


Seguimos caminho fora até encontrar dois magníficos tesouros, os restaurantes Atira-te ao Rio! e o Ponto final. Ficámos no primeiro, o vento estava para brincadeiras e não quisemos arriscar. A escolha revelou-se acertada, ali sentados com uma esplendorosa vista sobre Lisboa, desfrutamos de uma maravilhosa e surpreendente refeição.

 

Perguntámos qual o peixe mais fresco. O empregado ficou um pouco baralhado e confessou que não sabia o menu de cor pois este muda todos os dias de acordo com o peixe que vem à rede. Questão respondida. Eu escolhi um bife de atum com puré de feijão verde e legumes salteados. Simplesmente maravilhoso! O melhor bife de atum que alguma vez comi, grelhado no ponto, cor de rosa ao centro, bem húmido, regado com um delicado molho verde de onde sobressaia o bom sabor do azeite. Acompanhou-me a corvina.

A carta de vinhos foi um desafio. Nem um nome identifiquei! A descrição prometia um vinho branco frutado do Tejo. O Hobby passou para um dos meus vinhos preferidos.

 

Terminámos com uma mousse de goiaba, uma cheesecake divinal e uma festa no gato que preguiçosamente se espreguiçava ao sol.

Adorei esta primeira experiência, quase dá vontade de virar marinheira para poder lá atracar mais vezes. Para além das maravilhosas iguarias, devo salientar a simpatia de quem nos atendeu e o bom ambiente do restaurante, super descontraído e familiar.

 

Atira-te ao Rio!

Cais do Ginjal nº 69/70

2800-284 Almada

212751380

reservas@atirateaorio.pt

www.atirateaorio.pt

facebook

horário: Terças a Quintas das 12h às 22h30 / Sextas e Sábados das 12h às 24h / Domingos das 12h às 16h

 

2 comentários: