sábado, 8 de fevereiro de 2014

Os Tibetanos

São as rosas meus senhores, são as rosas...

 

O Buda à janela iluminado anuncia a entrada. Abrimos uma porta e outra para iniciarmos a nossa viagem espiritual. Ficamos rodeados de cores exuberantes, vermelhos, amarelos e laranjas intensos com remates de dourado aqui e ali, a atmosfera é quente e serena, os sons de fundo vêm de longe... Deixamo-nos guiar pelo cheiro a incenso....

Chegámos a um oriente indefinido com influências tibetanas e não só...

Para um ambiente mais romântico, à luz das velas, o jardim é uma excelente opção. Um jardim coberto, rodeado de canas de bambu e trepadeiras iluminado por velas apenas.

Nós ficámos na sala principal, inundada de cor e luz. Escolhemos uma das pequenas mesas encarreiradas ao longo do banco riscado. Somos quatro. Afastamos ligeiramente duas mesas do restante carreiro e definimos o nosso espaço. Sobre a luz amarela quente do quebra luz, miramos o menu que ao fim de algumas visitas já conhecemos de cor. Corpo são, mente sã. Os Tibetanos parecem seguir o conceito à risca, conjugando o relaxar da mente com um menu vegetariano de origem biológica.

Para variar, não pedi os momos – pastéis de seitan ou de espinafres e queijo ao vapor ou fritos, dependendo da gulodice. Pedi o caril de manga, outros caris foram pedidos, um prato do dia, e lá uns momos não faltaram para a outra menina da mesa. Não passei sem pastéis, pedi-os como entrada, os pastéis Tibetanos desta feita fritos e crocantes.

Adoro vegetarianos assim. Confecção simples, com o tempero do tofu e do seitan bem dominados, e com especial cuidado aos acompanhamentos – aquele arroz basmati solto e perfumado e os legumes salteados na perfeição.

Para beber, um yogi tea clássico, para ajudar na purificação e aquecer o frio que resta do Inverno do outro lado da janela.

Apesar da espiritualidade do sítio, o que me traz cá é o desejo carnal e insustentável da sobremesa. Sim, a sobremesa. Todas elas têm um excelente aspecto, mas ainda só provei uma, que não me farto de pedir sempre que cá venho: o gelado de pétalas de rosa afogado em molho de iogurte. Divinal! Nunca comi nada assim, o doce perfumado do gelado de rosa – de um cor-de-rosa intenso onde se vislumbram alguns pedacinhos de pétalas de rosa, cortado pelo suave sabor do iogurte natural.

 

Ideal para: almoço, jantar

Comes & bebes: vegetariano, cozinha oriental

Com: só, a dois ou em grupo

Mood: zen, purificação

Coordenadas: Príncipe Real (no final da Rua Castilho)

Budget: 15€

 

Os Tibetanos

Rua do Salitre 117

1250-198 Lisboa

213142038

www.tibetanos.com

 

horário: Segunda a Sexta das 12h15 às 14h15 e das 19h30 às 22h00 / Sábados das 12h45 às 15h e das 20h00 às 22h30

 

Sem comentários:

Enviar um comentário