terça-feira, 20 de agosto de 2013

Café da Garagem (Teatro Taborda)

Vista sobre a cidade em primeira fila!

Quando se desce a Costa do Castelo, o Teatro Taborda bem nos poderia passar despercebido, não fosse a discreta placa indicando o seu nome...Mais despercebido ainda passa o Café da Garagem, se não se conhecer previamente a sua existência!
Entro no teatro a medo e pergunto ao segurança pelo restaurante, que me indica as escadas. Logo nas escadas iniciamos a nossa viagem pelo mundo do teatro com as paredes preenchidas com fotografias de actores, actrizes e peças de teatro...continuando na espiral que nos leva ao fundo do edifício, chegamos à tão ansiada vista de Lisboa e aos seus dois passarinhos-guarda!
Foi das mais belas surpresas que tive ao entrar num restaurante, primeiro pela ausência de uma imagem mental do espaço (a surpresa absoluta), depois a visão de Lisboa exibida ao pôr-do-sol, o espaço único mantendo a bela caixilharia de ferro branca que enquadra a bela vista, a sua iluminação envergonhada privilegiando a luz da cidade bem como os espelhos que desmultiplicam o seu reflexo, e o por fim o sossego de um segredo desvendado, a ausência de multidões, apenas outros que, como nós, descobriram o tesouro ou os frequentadores e próprios actores do teatro. Uma sensação de felicidade invadiu-me...


Ficámos na segunda fila, sentados à volta de uma porta. Optámos pelo interior pela mística do espaço, para os mais calorentos ou calorosos, havia também a possibilidade de ficar no terraço com vista não menos esplêndida.
Por cima de nós está um cordão de candeeiros fugidos das mais diversas mesinhas de cabeceira, agora alinhados numa nova irmandade com a missão de iluminar a cidade. Mais pormenores há espalhados relembrando-nos que estamos no teatro, são eles cabeleiras, sapatos, vestidos, brinquedos e mais sapatos...frases! E os passarinhos-guarda completam que o quadro digno de outra dimensão.


Do menu constam opções de comidas ligeiras – que mais desejar no Verão?!, escolhemos a tábua de queijos e enchidos, não querendo desprezar nenhuma destas iguarias tão Portuguesas...havia também saladas e tostas, que me fizeram hesitar de água na boca...Mas a tábua ganhou, com a bela característica da partilha do prato que tanto alimenta as conversas à mesa.
Para além dos diversos enchidos – dos quais tenho de destacar a maravilhosa chouriça assada, para acompanhar os queijos da ilha, brie, fresco entre outros, tínhamos o doce de abóbora e nozes. Pormenor fantástico que trouxe novos sabores e texturas à típica tábua.
Regámos tudo a Planalto gelado, pois o calor dessa noite não permitiu vinhos de cores mais escuras. A combinação caiu que nem uma ginja!


Fiquei fã tanto pelo espaço como pela óptima comida e ambiente. Certamente para voltar, e dessa vez para acompanhar também com uma peça de teatro...
Aproveitem e guardem o segredo bem guardadinho!

Ideal para: petisco ao pôr-do-sol
Com: quem quiser
Comes & bebes: tábuas de queijos e/ou enchidos, tostas e saladas
Mood: escapada cultural, vista sobre a cidade, esplanada
Coordenadas: Castelo
Budget: 15€ (tábua deu para 3)


Café da Garagem (Teatro Taborda)
Costa do Castelo, nº 75
1100 Lisboa
218854190
facebook

horário: das 15h00 (excepto Segundas abre às 18h) à 00h. Sextas e Sábados prolonga-se até às 02h00

1 comentário: